top of page
  • fscorachio

Como Identificar um Relacionamento Abusivo

Atualizado: 9 de nov. de 2023



Relacionamentos Abusivos, nem sempre são fáceis de identificar no início da relação, pois os abusos geralmente começam de forma muito sutil, nos detalhes e entrelinhas. E é justamente por isso, que você muitas vezes pode ter dificuldades em reconhecer que está vivendo um relacionamento que se encaixa nessa categoria.


Relacionamento abusivo, pode não deixar nenhuma marca física, mas com certeza as marcas emocionais são inúmeras e de grandes consequências e repercursões em sua vida (mas isso é assunto para um outro post).

Então, vou deixar aqui algumas dicas e maneiras de você identificar. Vamos à elas:


Quando falamos em relações abusivas, muitas vezes esperamos que seja algo muito relevante, muito óbvio, muito fácil de se notar. Mas o que mais ocorre é relacionamento abusivo, disfarçado de amor. Ou seja, a troca parece boa, mas olhando intimamente, essa troca está sempre em desequilibro, ou seja, eu ganho algo, mas o preço a se pagar, me tira mais ainda. Aqui podemos estar diante de uma Dependência Emocional, que vou explicar melhor num próximo post também.


Quando isso acontece, você vai deixando de sentir amor por você mesma. Você vai se sentindo incapaz de agradar ou ser reconhecida pelo outro, você vai perdendo o entusiasmo pela vida, vai se tornando mais fraca diante das possibilidades de saída dessa relação. E quando você vê, sua vida já pode estar toda comprometida. Da vida profissional à financeira, passando pela vida social e familiar., além claro da sua saúde mental.


Uma das etapas mais importantes nesse processo de saída desses relacionamentos é você admitir, reconhecer que se trata de um relacionamento abusivo, e, que você não pode fazer nada para mudar o comportamento do outro, pois, neste caso, esse outro, não tem intenção em mudar, mas te manter presa nesse ciclo de abusos.


Então, preste atenção, se você se sente pouco valorizada, se o outro tem pouco tempo para investir na relação, se este exige demais de você, mas não retribui genuinamente, se há muitas, cobranças, ou punições disfarçadas... lembre-se a voz do abuso pode ser bem suave, mas que se consumida por longos períodos pode provocar danos perigosos à saúde mental.


Não duvide daquilo que você sente. Mesmo que para outras pessoas, seu parceiro pareça ser a pessoa mais agradável do mundo. Esses são os mais perigosos. Cuide-se e peça ajuda, pois muitas vezes você não terá condições de lidar sozinha com essa situação e sua rede de apoio pode não te compreender também.


Conte com profissionais capacitados para te auxiliar nesse processo.


Quer saber como se livrar desse ciclo de abusos?


Pode clicar aqui e LIBERTE-SE.

(caso não esteja clicável, deixe seu e mail nos comentários que te aviso sobre a nova turma)


Com carinho,

Flávia Scorachio

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page