top of page
  • fscorachio

Consequências e repercussões de um Relacionamento Abusivo

Atualizado: 9 de nov. de 2023


As consequências e repercussões de um Relacionamento Abusivo vão desde sintomas físicos e patológicos, até consequências sociais e financeiras.


Começando pelos sintomas físicos, relacionamentos abusivos, podem ocasionar, Stress crônico, Transtorno de stress pós traumático, Depressão, Ansiedade, Baixa de imunidade, Irritabilidade, Falta de paciência, Perda de memória e Lapsos de memória, Incapacidades ou inabilidades cognitivas para solução de problemas (inclusive para compreender e sair desse relacionamento), Apatia, Perda de apetite ou consumo exagerado de alimentos, Vícios, Dores generalizadas, Doenças autoimunes, Hipervigilância, Insônia, Burnout emocional, entre outros.


Das consequência sociais, podemos citar o Isolamento, a Fobia social, a Incapacidade de se expressar, Dificuldades em pedir e aceitar ajuda, Dificuldade em confiar em alguém Dificuldade em se relacionar entre amigos e colegas de trabalho, Perdas de oportunidades de evoluir profissionalmente, Perdas financeiras, entre outros


Cabe ressaltar, que quanto mais tempo você esteve envolvida num ciclo de abuso, você terá mais consequências e mais dificuldades em se recuperar. Será preciso estratégia e apoio profissional.

Portanto, não adie a decisão de se cuidar mais, de se informar, de buscar apoio em sua rede de contato, em buscar ajuda médica e psicológica, em fortalecer sua fé, para poder ultrapassar essa situação.


É preciso uma dose de coragem, determinação e boa vontade consigo mesma, para alcançar a vida que você merece.


Com carinho,

Flávia Scorachio

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page